Home | Blog | É possível cantar em inglês mesmo sem saber falar inglês?

É possível cantar em inglês mesmo sem saber falar inglês?

Muitas pessoas me perguntam como é possível cantar em inglês mesmo sem saber falar uma palavra sequer em inglês. Na verdade, cantar em um idioma sem ter o conhecimento dele é uma prática muito comum no mundo da música.

Por exemplo, você sabia que Elvis Presley já cantou em alemão e espanhol? A estratégia dele era muito simples, todas as palavras da língua estrangeira eram escritas foneticamente para que ele pudesse entender a pronúncia. Basicamente o que é feito aqui no site cantaringles. Dessa forma, ele podia entender melhor e cantar com mais facilidade.

A cantora texana Selena Quintanilla passou grande parte da sua carreira cantando em espanhol, mesmo quando ainda não sabia falar o idioma.

A banda coreana Girls’ Generation, da Coréia do Sul, já gravou em japonês, chinês e inglês, mas a maioria das integrantes não falam esses idiomas.

E ainda tem o rei do pop cantando em espanhol!

Bom, tem um montão de exemplos de artistas que se arriscam em outra língua estrangeira, mesmo sem saber falar. Nesse post eu vou te dar 5 dicas para você cantar em inglês certinho, sem nenhum conhecimento anterior.

Dica #01 – Escolha músicas fáceis e devagar para começar

Escolha gêneros musicais mais lentos, como Gospel, Soul, Jazz, músicas românticas, Blues e Indie. Alguns cantores de outros gêneros também são indicados: Beatles, Jackson 5, Elvis Presley, ou algo mais moderno, como Christina Perri, U2, Oasis ou Adele.

OBS.: Evite cantores que tenham uma pronúncia muito difícil de entender, como o cantor Johnny Cash e Bruce Springsteen. Evite músicas rápidas como hip hop, rap, eletrônica e algumas músicas pop. Cantores como Rihanna, Bruno Mars, Ke$ha, Ariana Grande e outros, são recomendados quando você já estiver mais confortável com a pronúncia do inglês.

É possível começar com uma música mais rápida? Sim! Porém você terá muito mais trabalho.

Dica #02 – Ouça a música na versão Acapella (sem nenhum instrumento tocando no fundo)

Para achar a versão acapella, escreva “nome da música” + a palavra “acapella”.

Você também pode achar a versão acapella no site soundcloud.com, fazendo a mesma pesquisa.

Quando achar uma versão legal, veja se o cantor ou cantora é de um país de língua inglesa e evite usuários de países onde o inglês não seja a língua oficial (para evitar que você aprenda a pronúncia errada!).

Mas se você não achar a versão acapella da sua música e estiver disposto a pagar, é só visitar o site karaoke-version.com. Clique na aba “Custom Backing Track” e procure a sua música. Cada faixa custa $2,99, porém você pode customizar as faixas tirando todos os instrumentos ou retirar a voz principal e criar o seu próprio karaokê. 🙂

Dica #03 – Diminua a velocidade da música

Para você que está começando, uma música lenta ainda pode ser um desafio! Então vamos deixar a música ainda mais devagar com a ajuda de um programa de edição de áudio. Para quem já tem experiência com esses programas, é só ir em frente e modificar a velocidade. Para você que não tem tem experiência, eu indico o Audacity porque além de gratuito, é simples de usar.

Depois de fazer o download do programa, abra o arquivo da música que você já tem no seu computador, clique em Edit, Select, All ou Ctrl + A para quem está no Windows ou Cmd + A, para quem está no Mac.

 

Clique em Effect, Change Tempo (não escolha Change Speed para não distorcer a voz).

Ajuste a porcentagem e pronto.

Dica #04 – Escreva tudo o que você ouve, do jeito que você entende

Agora que você já tem a música fácil, em acapella e devagar, pegue um papel e uma caneta e escreva tudo o que ouvir. Se precisar de ajuda, veja a letra aqui no site e acompanhe a parte como se canta. Aqui tem a transcrição adaptada dos símbolos fonéticos palavra por palavra. Você vai precisar juntar as palavras nas junções. Na dúvida, selecione a frase inteira em inglês e ouça a pronúncia. Isso vai te ajudar um pouco, mas confie no seu ouvido e escreva do seu jeito.

Dica #05 – Treine na versão instrumental usando o seu próprio texto

Não cante olhando para a letra original da música AINDA. Isso só vai te atrapalhar.

Para achar a versão instrumental, escreva o “nome da música” mais a palavra “instrumental”.

Acelere à medida em que se sentir confortável com a sua pronúncia. Grave o seu trabalho e compare com a versão original. E não esqueça: Pratique, pratique e pratique até ficar top!

Veja Também

Músicas Super Fáceis de cantar em inglês. De verdade!

“Sendi, Sendi, me indica uma música fácil de cantar, pfv!”. Foi pensando em você, querido …

O que a música All Of Me pode te ensinar

A música All Of Me, do cantor John Legend, possui um vocabulário rico e está …

Como pronunciar a letra R corretamente

De todos os fonemas ingleses, o som da letra R é um dos que mais …

Dicas de pronúncia

Muitas pessoas encontram dificuldades na pronúncia em inglês e não conseguem interpretar os símbolos fonéticos …